• Flavia Reishoffer

Como escolher seu Nicho

5 coisas que você precisa saber para Decidir em qual nicho atuar.

Nicho é um tema dentro de um tema. Quando tratamos de empresas físicas falamos sobre Ramo de atuação e Segmento de Mercado, em Marketing digital tratamos como Mercado e Nicho, então nicho é o segmento da sua empresa.


Exemplo:

Se você tem uma loja de roupas:

Ramo: Comércio (Mercado)

Segmento: Vestuário (Nicho)


No Marketing temos 4 principais mercados de interesse atualmente: Dinheiro, Saúde, Relacionamento e Estilo de Vida. Dentro de cada um deles teremos um leque imenso de opções a escolher, mas não fique pensando no que há dentro deles, mas sim em descobrir o que você possui, para depois verificar em qual mercado e nicho se encaixam. Algumas vezes você vai esbarrar em nichos que pertencem a mais de 1 mercado, o crochê por exemplo, é um hobbie, que está no mercado Estilo de Vida, mas se você começar a abordar temas como – Obtenha uma renda extra fazendo crochê – você o incluirá também no mercado Dinheiro. Desse modo temos o nicho de crochê dentro de 2 grandes mercados.


A escolha do nicho é a mais importante para quem está iniciando um negócio, então não tem problema se você levar dias ou semanas analisando e decidindo, mas tenha a certeza de que quando decidir seja realmente aquilo que você gosta, quer e/ou sabe fazer.

Não é essencial que você atue em uma área em que já possua habilidade, mas isso facilita um pouco o processo.

Seja qual for o nicho ele deve agregar valor ao cliente. Você precisa ter 5 coisas em mente para decidir em qual nicho vai atuar.

1 – Você já atua em alguma área que goste?


É importante que você goste, porque se hoje você trabalha com algo que não gosta eis aqui a chance de mudar o rumo da sua vida, e isso é comum, muitas pessoas acabam em profissões que não suportam porque precisava de emprego e foi o que apareceu ou simplesmente porque fizeram uma escolha ruim na hora de entrar em uma faculdade ou curso. Sobre isso você pode saber um pouco mais no artigo onde eu falo sobre a importância da Escolha da Profissão Clique aqui


O mais fantástico do Marketing digital é que se você nunca trabalhou na vida, não fez faculdade ou curso algum e não tem idéia do que fazer é totalmente possível atuar nessa área, pois mesmo sem ter essas coisas, você deve ter tido ou tem algum problema ou dor e pode ajudar pessoas que enfrentam o mesmo. Até mesmo a curiosidade e interesse por algum assunto já é um ponto de partida.


2 – Precisa encontrar um problema ou uma dor e resolvê-lo.


Se você já atua em uma área que gosta precisa encontrar um problema ou uma dor que você saiba como resolver ou pelo menos amenizar.

Se você não atua em área alguma e seu nicho vai ser relacionado com um problema ou dor que você possui você também precisa descobrir como resolver ou amenizar.

Vejamos alguns exemplos:

· Você esteve acima do peso e hoje está em forma – Problema e a solução (Nicho Emagrecimento X Mercado Saúde)

  • Sempre quis trabalhar de casa e ser seu próprio chefe e hoje faz isso com o Marketing Digital – Problema e Solução (Nicho Marketing Digital X Mercado Dinheiro)


  • Sempre quis ser uma pessoa melhor, leu um livro ou fez um curso e conseguiu mudar algumas coisas na sua vida – Problema e Solução (vai atuar no nicho de desenvolvimento pessoal X Mercado Estilo de Vida)


  • Sabe fazer crochê, mas nunca conseguiu ganhar dinheiro com isso? Você pode ensinar crochê na internet resolvendo o problema de quem quer aprender a fazer crochê e não sabe até hoje, consequentemente você abre um leque futuro, onde você vai abordar temas como: Lucre fazendo crochê – Seja seu próprio chefe fazendo Crochê.


3 – Precisa focar em um grupo de pessoas


As pessoas querendo ou não estão divididas em grupos, sejam sociais ou de interesses, no nosso caso precisamos trabalhar inicialmente com grupos de interesse, sendo assim, pessoas interessadas em determinado produto ou determinada solução de um problema.

Exemplo: Mulheres que acabaram de ser mãe pela primeira vez se interessam em coisas como – O que fazer para acalmar o bebê – Como fazer o bebê dormir rápido – Emagrecer após o parto.

Quando você foca em um grupo de pessoas, pensa nas dores/problemas que elas têm e em uma solução para elas, às vezes seu nicho “pula” em você, então não fique preso em listas de nichos existentes ou em qual nicho é mais lucrativo, porque em qualquer nicho quando uma solução é oferecida ao grupo certo de pessoas o resultado é incrivelmente lucrativo.


4 – Precisa existir Demanda e Lucratividade


Às vezes ficamos tão empolgados como um ideia que nos esquecemos de olhar ao redor, você precisa pesquisar e entender se as pessoas realmente buscam por aquilo, se realmente existe um grupo de pessoas interessadas no que você pensou, ou seja, se essa dor ou problema é real.

E como você vai fazer isso? Pesquisando palavras chaves no Google suggest, Uber Suggest, Youtube Suggest, AnswerThepublic. Essas ferramentas vão mostrar para você se e o quanto as pessoas costumam pesquisar na internet por determinado assunto.

Você também pode pesquisar nas próprias plataformas como a Hotmart, Monetizze, Eduzz e Braip, na hora de ver os produtos veja a lista de categorias, mas somente para obter mais ideias de nichos já existentes. Veja os produtos que já existem e identifique os nichos de cada um deles, esse exercício vai lhe trazer clareza na hora de identificar o seu.


5 – Organize as Ideias



Você vai perceber que ao longo desse processo de escolha vão surgir várias ideias até mesmo de criação de produtos seus, não descarte, organize. Crie uma planilha onde você possa listar os nichos de seu interesse, habilidade ou gosto e vá pesquisando sobre eles, se as pessoas têm interesse nesse assunto, se o índice de busca nessa área é alto, se você conhece pessoas com esse tipo de interesse ou problema, se já existem produtos relacionados, se existem sites sobre o assunto, se existem grupos no facebook sobre isso, veja no próprio facebook alguns anúncios de produtos relacionados a esse tema, veja o comentário das pessoas, faça o mesmo no youtube, busque vídeos sobre o assunto e veja os comentários, dessa forma você passa a conhecer as dores do seu cliente descritas por ele próprio.


É isso, mãos a obra porque o quanto antes começar mais cedo terá resultados.


Não se esqueça de curtir esse post e deixar seu comentário para que os próximos posts possam esclarecer suas dúvidas. Compartilhe com seus amigos também.


Veja também:

A Importância da Escolha da Profissão

A construção da Marca Pessoal

Posts recentes

Ver tudo